quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Pequenas Memórias XXII


A Têxtil nos Poetas e Prosadores de Vila das Aves
Poema a Vila das Aves

Vila das Aves, meu amor primeiro!...
- Visão distante: um homem... um arado...
O sol... duas janelas... um cruzeiro!...
E a terra preta feita grão dourado...

Vermelhas chaminés que o branco arado
Foi levantando em volta do cruzeiro!...
Meu mundo pequenino... dilatado!
Já vestes quase Portugal inteiro...

Meu Ave e meu Vizela sussurrantes,
Neste poema aberto entre vós dois
Há páginas que falam de gigantes...

...Milagre que Deus fez pelo seu braço:
Onde cantavam dantes rouxinois
Rangem agora maquinismos de aço...


Fernando Carneiro


- 1ºs Jogos Florais de Vila das Aves – 1º Prémio na categoria: Soneto
1957
Paisagens do Meu Mundo, 1958
Ed. de Autor

Sem comentários: